A PREGAÇÃO EXPOSITIVA COMO UM INSTRUMENTO DE CRESCIMENTO SAUDÁVEL PARA AS IGREJAS

A PREGAÇÃO EXPOSITIVA COMO UM INSTRUMENTO DE CRESCIMENTO SAUDÁVEL PARA AS IGREJAS

A PREGAÇÃO EXPOSITIVA COMO UM INSTRUMENTO DE CRESCIMENTO SAÚDAVEL PARA AS IGREJAS

 

RESUMO

O presente trabalho tem o objetivo de realizar uma investigação bibliográfica, na perspectiva de resgatar uma cosmovisão cristã, visão de mundo realmente cristão. Visa apontar para perspectivas e visões de mundo, que são contrárias aos princípios bíblicos. Nos princípios bíblicos visamos demonstrar, como ocorreu na igreja de Atos, o ensino expositivo, traz maturidade, centralidade em Cristo, exaltando a pessoa de Cristo e servir ao próximo assim como Cristo. Dentro da cosmovisão cristã, será traçado um perfil do cristão do ponto de vista bíblico. Uma vida Cristã séria, fazendo julgamento moral de si. Demonstrar a existência da lei moral e ética, numa perspectiva bíblica. O cristão deve centrar seus valores na escritura sagrada, a bíblia.  Demonstrar que nossos valores são centrados em Cristo, por este motivo, a pregação expositiva é tão importante. Ela não deixa margens para interpretações errôneas, alegóricas, pois a pregação emana do texto bíblico. Analisar a pregação expositiva como um instrumento para o crescimento saudável da igreja, demonstrando à importância desse estilo de pregação para pastores, líderes, sendo um estilo eficaz para um crescimento saudável. Trata-se de uma pesquisa com fontes sobre homilética, história da igreja e teologia bíblica. Buscando trazer o significado sobre a pregação expositiva. Trazendo o conhecimento sobre o tema da maneira mais clara possível. Mostra como esse estilo de pregação é bíblico, tem como fonte unicamente a escritura sagrada. Todo o conteúdo do sermão emana das Escrituras. A pregação expositiva é bíblica e eficaz na tarefa de pregar a Palavra de Deus. Esse estilo de pregação é encontrado em toda a história. Desde os tempos bíblicos no Antigo e Novo Testamento, no período dos pais da igreja, na reforma protestante e até a era contemporânea. Por fim, a pregação expositiva é importante para a igreja divido a sua eficácia e relevância para um crescimento tanto numérico como saudável. Pesquisas apontam na prática como esse método de pregação traz resultados surpreendentes. Igrejas onde seus pastores são expositores experimentaram um crescimento genuíno. Portanto, a pregação expositiva é eficaz para dar um crescimento saudável da igreja por sua centralidade na escritura.

 

PALAVRAS-CHAVE: Teologia, Pregação Expositiva, Crescimento Saudável, Cosmovisão Cristã.

ABSTRACT

The present work has the objective of carrying out a bibliographical investigation, in the perspective of rescuing a Christian worldview, a truly Christian worldview. It aims at pointing to perspectives and worldviews, which are contrary to biblical principles. In biblical principles we aim to demonstrate, as in the church of Acts, expository teaching, bringing maturity, centrality in Christ, exalting the person of Christ and serving others as Christ. Within the Christian worldview, a profile of the Christian from the biblical point of view will be drawn. A serious Christian life, making moral judgment of itself. Demonstrate the existence of moral and ethical law from a biblical perspective. The Christian should focus his values ​​on sacred scripture, the bible. Demonstrate that our values ​​are Christ-centered, for this reason, expository preaching is so important. It leaves no margin for erroneous, allegorical interpretations, for preaching emanates from the biblical text. Analyze expository preaching as a tool for healthy church growth, demonstrating the importance of this style of preaching to pastors, leaders, and is an effective style for healthy growth. It is a research with sources on homiletics, church history and biblical theology. Seeking to bring the meaning about the expository preaching. Bringing knowledge about the topic as clearly as possible. It shows how this style of preaching is biblical, having as its source only the sacred scripture. The whole content of the sermon emanates from the Scriptures. The expository preaching is biblical and effective in the task of preaching the Word of God. This style of preaching is found throughout history. From biblical times in the Old and New Testaments, in the period of the fathers of the church, in the Protestant Reformation and even the contemporary era. Finally, expository preaching is important for the church to share its effectiveness and relevance for both numerical and healthy growth. Research indicates in practice how this method of preaching brings surprising results. Churches where their pastors are exhibitors have experienced genuine growth. Therefore, expository preaching is effective in giving a healthy growth of the church by its centrality in scripture. KEY WORDS: Theology, Expository Preaching, Healthy Growth, Christian Worldview.

INTRODUÇÃO

A pregação expositiva tem um papel fundamental na vida ministerial e eclesiástica, é um ofício que começou no antigo testamento e perdura até os dias de hoje. Uma convicção comum entre os antigos e modernos pregadores, é que a escritura é inerrante e infalível. O ensinamento contido na Escritura, não importa qual venha ser, é a verdade[1]. Os livros canônicos são completamente isentos de erros[2], as Escrituras de ser tratada como Escrituras, é Deus falando[3].

Dentro da cosmovisão cristã, será traçado um perfil do cristão do ponto de vista bíblico. Uma vida cristã séria significa, fazer julgamento moral de si, e aceitar que existe lei moral aplicável a todas situações, escolher entre certo e errado, bem e mal. Não é basear-se naquilo que for conveniente para o momento, mas sim de acordo com os padrões bíblicos, determinados por Deus.

A escritura sagrada, é a regra de fé e prática do cristão, ela é inerrante, infalível e eficaz, quando exposta de forma ordenada e sistemática, torna-se salutar para igreja. Deus deixou sua palavra para ela ser estudada e ministrada sem que o pregador tenha que inventar, mas apenas repassar o que já está escrito.

A Igreja de Atos demonstra a importância de a escritura ser exposta, pois a palavra de Deus, se explica com a própria palavra de Deus. Ela estava comprometida com a qualidade de vida, em Atos encontramos a igreja sendo atacada de várias formas, ela responde com a pregação e a oração. Quando a igreja está comprometida com a verdade, prega a verdade, ela se compromete com a verdade.

Quando a escritura Sagrada é exposta, de integra, conforme Deus ordenara, não existe brecha para invenções e não será acrescente nada, além do que está escrito, o cristão absorve valores, que agrada o coração de Deus, contidas nas escrituras. Essa é a vontade de Deus.

As influências culturais, das mídias sociais, dos livros com teologias liberais, entre outros, que contém valores contrários, a palavra de Deus, ensinamentos supérfluos, não devem priorizar suas escolhas. A ética bíblica está preocupada com o estilo de vida que a fé cristã exige[4]. A escritura contém a vontade de Deus, para nosso ensinamento.

O caráter de Deus é refletido na ética bíblica, Ele é imutável, sua palavra é soberana e única, sua fidelidade não depende de interesses. Quando a palavra de Deus é pregada de forma expositiva ela combate as heresias. As virtudes como honestidade, bondade, gentileza e integridade, são atributos definidos por Deus e não estão sujeitos às opiniões particulares, nem barganhas.

A ética bíblica é para todos, não distingue raça, classe social nem nível cultural[5]. Os requisitos morais, pelos quais os cristãos devem viver, são os mesmos de ontem e serão os de amanhã, pois Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e será eternamente[6]. Seu caráter tem que transparecer através de nossas vidas.

A pregação expositiva tem como arma a bíblia, e ela deve ser absorvida todos os dias, a cidade de Genebra adquiriu conhecimento, conforme ela absorvia a palavra de Deus, ela era transformada, isso porque, o principal alimento administrado aos fieis era a bíblia[7]. Calvino não tinha outra arma a não ser a bíblia.

O QUE É A PREGAÇÃO EXPOSITIVA

O compendio de livros qual chama-se bíblia, foi inspirada por Deus tem a supremacia em todas as questões de fé e Deus fala mediante a sua Palavra ao seu povo. Paulo estava passando instruções ao jovem Timóteo[8], para ele pregar unicamente a Palavra. Hernandes[9] afirma que a escritura é o conteúdo da pregação, e a pregação é o instrumento para proclamar a Escritura. A proclamação da Palavra de Deus, torna-se poderosa quando ela é exposta versículo por versículo, desta forma ela cumprirá seu propósito transformador na vida do homem.

A Palavra de Deus é poderosa, Ele está presente nela e opera por meio dela[10]. A escritura é poderosa para transformar vidas, quando ela é proclamada com fidelidade. A transformação não ocorre por conta das habilidades dos pregadores, mais sim, pelo poder de Deus contida através da proclamação fiel das escrituras.

A Pregação Expositiva é esse instrumento fiel pelo qual Deus opera. Este estilo torna-se fiel devido a sua abordagem em transmitir o texto das escrituras colocando-a como suprema em toda pregação.

PERÍODO DOS PAIS DA IGREJA

O período pós-apostólico passou por grandes mudanças, é conhecido como o período dos pais da igreja, com início no II século e perpetuando até o IV século. Foi marcado por grandes perseguições e acusações referente a fé cristã. Também marca a rápida deterioração do cristianismo. A deterioração do cristianismo ocorreu pela interpretação alegórica, importação da filosofia grega no pensamento cristão e pelo sincretismo religioso.

A metafísica abstrata, a lógica e a retórica, delegaram grande ênfase no cultivo de expressão literária e argumentativa. Os pregadores não pregaram as verdades contidas na palavra de Deus, porque eles eram mestres de belas frases, neste período as frases finas tinham um valor, muito agregado. A indicação significativa dessa adaptação é afastar-se da pregação, colocando em seu lugar a arte do sermão, que estava mais envolvido com a retórica do que com a verdade. Desta forma o conceito grego, sermão, rapidamente se tornou uma tradição significativa.

Em meados dos anos 125 a 190 d.C, foi publicada a primeira apologia de Justino Mártir, encaminhada ao imperador, em defesa do cristianismo contra as falsas acusações. Tertuliano escreveu a sua Apologia com o intuito de inocentar os cristãos das acusações falsas, que tinha de suportar. Ireneu de Lyon evidenciava a responsabilidade dos presbíteros de aderirem aos ensinos dos apóstolos.

Cipriano e Orígenes eram polemistas, suas argumentações eram contra a falsa doutrina, o método alegórico de interpretação estimulava um interesse. Sua alegorizarão foi prejudicial para a exegese bíblica, assim reduzindo interesses em exposições entre os seus seguidores na escola de Alexandria. Os primeiros quatrocentos anos da igreja produziram muitos pregadores, mas poucos verdadeiros expositores[11].

Um grupo de pregadores entre 325 a 460 d.C, envolvido com o estudo sério da bíblia, tendo como destaque, João Crisóstomo e Agostinho. Crisóstomo pregou verso por verso e exposições palavra por palavra em muitos livros da Bíblia. Foram inclusas homilias sobre Gênesis, Salmos, Mateus, João, Atos, Romanos, 1 e 2 Coríntios, e as outras epístolas paulinas. Ele tem sido chamado de Boca de ouro, por causa de sua grande capacidade de atrair uma audiência e mantenha-os encantados ao longo de um sermão.[12]

Na reforma protestante tivemos um movimento que volta as Escrituras. Após um longo período em que as Escrituras foram deixadas de lado, a reforma protestante traz de volta ao púlpito a centralidade da Escritura. Um dos pilares da reforma foi Sola Scriptura, nesse período surgiram muitos pregadores expositivos, como Ulrich Zwinglio, Martinho Lutero e João Calvino, que dedicaram ao ensino e a pregação expositiva.

Lutero exaltou as Escrituras mostrando, que só através dela, o homem pode chegar até Deus, por meio do ensino e da pregação. Os resultados deste trabalho permeiam até os dias de hoje.

João Calvino foi o mais importante de todos, desse colocou as Escrituras no centro de todas as atividades eclesiásticas. Ele era um expositor da Bíblia e pregar era a tarefa mais importante. Em suas pregações a autoridade Bíblica era única. Para ele a Bíblia era a Palavra de Deus e a colocava no centro da vida da igreja. Calvino permaneceu firme sobre os pilares da reforma, a Sola Scriptura. Sua convicção estava firmada no verbum Dei, a Palavra de Deus, e que somente ela podia regulamentar a vida da igreja. A Sola Scriptura identificava a Bíblia como autoridade única na igreja de Deus.

OS BENEFÍCIOS DA PREGAÇÃO EXPOSITIVA

A pregação expositiva traz conhecimento e profundidade, o crescimento aqui é qualitativo e quantitativo. Não existe uma igreja com qualidade e fidelidade junto as escrituras, estéril. Quando há fidelidade às escrituras, Deus dá o crescimento quantitativo para igreja, de forma natural.

O dever do cristão é identificar a veracidade da palavra que está sendo servida, o certo, o errado, bem ou mal, de acordo com o padrão de Deus. Para que isso ocorra, o alimento deve ser consistente, sólido. Não há liberdade individual para decidir quais valores são corretos. Deus os revelou para nós, através das escrituras sagradas.

Para o cristão, o estilo de vida é uma questão de lealdade a Deus, não de preferência pessoal. A revelação da palavra, está na compreensão das escrituras, somente a estudando na integra, se obterá entendimento. O cristão deve viver de maneira que reflita Cristo através de sua vida, gestos e tudo o que fizer. Jesus estabeleceu o padrão ético, qual encontramos nas escrituras.

Devemos ser imitadores de Cristo, seguir seu exemplo e orientar o nosso comportamento de acordo com Ele. O cristão deve considerar quem vem atrás, ao lado à frente, olhar uns aos outros superiores a si mesmo, uma sensibilidade de amor a Deus e ao próximo[13]. O caráter cristão encontra-se pela presença de três atributos, respeito, honra e honestidade. É necessária uma demonstração contínua dos três.

A ética bíblica requer que vivamos de acordo com a autoridade. Toda a autoridade é instituída por Deus.  Devemos respeitar toda e qualquer autoridade, e ensinar as crianças a fazer o mesmo. Deus os coloca em posição de autoridade para evitar o caos, a confusão e a destruição.

Deus deixou sua palavra, para que debaixo de sua autoridade, haja a compreensão de Sua vontade, os discípulos pregavam a palavra de Deus. Os acontecimentos negativos, as perseguições, os problemas nas igrejas eram combatidos com a palavra do Senhor e com oração. A melhor forma de compreender as necessidades e suprir-lá, é alimentar-se com as boas novas contida nas escrituras.

A autoridade é necessária para manutenção da ordem. A submissão à autoridade é aceitar que Deus colocou essa pessoa sobre nós. Não aceitar uma autoridade é uma atitude amarga contra Deus[14].

Ensinar aos filhos a respeitar e honrar os pais é fundamental no ensino sobre respeito às outras pessoas. Este mandamento está associado a uma promessa, por isso concluímos que a desonra está ligada a uma maldição. Ao desonrar seus pais receberão o peso do julgamento de Deus. O desobedecer, desrespeitar ou desonrar a seus pais, são atitudes contrárias à sua natureza.

Os pais são os governadores designados por Deus para administrar seus filhos, de acordo com a Bíblia, honrar os pais implica em um profundo respeito, dado com amor. Honrar por dever, anula a santidade da honra. Deus nos chama a um relacionamento de discipulado com os nossos filhos, e levá-los da inocência e estultícia à maturidade e sabedoria[15].

Deus entregou Seu Filho, Unigênito para que todo aquele que nEle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna. Ele prova o Seu amor para conosco entregando Cristo para morrer por nós, sendo nós ainda pecadores, e nos convida a aceitar esse sacrifício de amor, a entregar-Lhe totalmente a vida e a nascermos de novo em Cristo.

Todo aquele que passar por essa experiência com Jesus, deve andar conforme a vontade de Deus. Seus pensamentos, suas atitudes, os valores de vida, deverá ser pautada, conforme a vontade de Deus. Será entregue todo o seu ser e todos os aspectos de sua vida, somente a fazer a vontade de Deus. Assim se você está em Cristo, é nova criatura, as coisas antigas já passaram.

Uma vida renovada leva o cristão a um alto padrão de comportamento através de um estilo de vida, que, O glorifique e evidencie publicamente a fé e o compromisso que tem, com Cristo Jesus. A importância do estilo de vida para o cristão encontra-se na restauração da imagem de Deus no ser humano[16].

“O ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus. Criado para adora-lo e Glorifica-lo, hoje e por toda eternidade[17].” Essa realidade acabou sendo manchada pelo pecado. Mas, através da redenção em Cristo Jesus e da atuação do Espírito Santo na vida daqueles que o Senhor escolheu, no processo de restauração, um dia teremos essa semelhança restaurada, para honrar e glorificar a Deus de forma completa. Deus chama Seus filhos a um reavivamento, e compromisso em ser santo. Cristo deixou claro que ser santo é ser perfeito como Deus. O ser humano jamais será santo em vida, mas é dever de todo cristão resplandecer Sua graça, amor e bondade, uns com os outros.

Um dos benefícios do crescimento do cristão e de uma igreja saudável, são evidenciadas em igrejas e atitudes dos membros em serem bíblicos em suas tarefas, ou seja, a igreja deve ser consistentemente distinta da cultura do mundo. O resultado evidente não é marca do sucesso, mas sim, a fidelidade a bíblia perseverante. A igreja deve ajudar o cristão a recuperar aspectos do cristianismo que são distintos do mundo[18].

A EVIDENCIA DA PREGAÇÃO EXPOSITIVA NO CRISTÃO SAUDÁVEL

A história está repleta de exemplos dos resultados da pregação expositiva, quando a palavra de Deus é pregada com perseverança, fidelidade e poder, o cristão é impactado pela palavra e é transformado[19]. No período apostólico, dos pais da igreja e, especialmente, no século IV, com João Crisóstomo e Agostinho. Lutero e Calvino foram expositores poderosos da bíblia.

O cristão evidencia sua convicção de fé quando se torna um canal de Deus ao amar sinceramente todos os indivíduos com quem ele se relaciona, orando por eles e ajudando-os, mesmo sendo seus inimigos ou aqueles que o perseguem.

O cristão deve imitar a Cristo Jesus, em todos os aspectos de sua vida[20]. Para que isso seja possível, Deus concede aos Seus filhos o Espírito Santo, o Consolador, que opera na mente e coração dos seres humanos, envolvendo o cultivo de atributos internos e externos. Esses atributos representam a restauração do caráter divino evidenciado pelo fruto do Espírito na vida dos filhos de Deus[21].

O cristão é chamado a consagrar a Deus todos os aspectos de sua vida. Deve ser sóbrio e esperar inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Todos devem ser obedientes, não se molda às paixões que anteriormente na ignorância, os levava para longe de Deus, pelo contrário, devemos ser santos em todos momentos, porque escrito está: “Sede santos, porque Eu sou santo”[22]. Ao fazer o que agrada ao coração de Deus, reconhecemos plenamente o poder e a autoridade da Palavra de Deus.

Todos devem conservar-se puros no coração e na mente. O cristão deve evitar e rejeitar tudo que possa poluir sua mente e sua vida, levando-o a pecar. O apóstolo Paulo orienta-nos para nortear nossas escolhas, conforme a vontade do Pai[23].

Os reformadores do século XVI, resgataram a integridade da palavra de Deus, em meio a interpretações alegóricas, carregada de sincretismo religioso. Isso pode ser visto por conta de estudos expositivos, para a correta interpretação das escrituras. Pois a escritura explica a própria escritura.

O cristão deve ter uma vida integra e reta que agrade a Deus, assim transparecendo em sua vida pessoal, a majestade de Deus.

A NECESSIDADE DA PREGAÇÃO EXPOSITIVA

Há uma grande necessidade da pregação bíblica nos púlpitos. O movimento de Crescimento da Igreja deixou de lado a pregação da escritura sagrada como a ferramenta mais importante para utilizar de sincretismo religioso, trazer doutrinas que atraem as pessoas para a igreja. Existe muita literatura, voltada para o crescimento da igreja, vinda deste movimento. Fala pouco e sobre a pregação bíblica como fator importante no crescimento da igreja. A exposição bíblica não ocupa o primeiro lugar[24].

Os pastores e pregadores precisam voltar-se para a pregação expositiva, as igrejas necessitam com urgência de serem alimentadas com algo mais sólido. Os pastores sofrem muito no ministério, por não saber o que pregar. Na forma expositiva, você sabe exatamente o que será ministrado no próximo sermão, desta forma previne que o acusem de pregar um sermão encomendado. O membro irá embora no domingo, sabendo qual texto será ministrado no próximo sermão. Ela trás para igreja, crescimento saudável, não visando uma forma numero lógica, mas sim um crescimento de acordo com a maturidade cristã.

A pregação expositiva traz conhecimento e profundidade sobre Deus, não deixa margens para falha na interpretação, assim evitando o falso ensino das escrituras. Muito embora leva-se mais tempo para o preparo, Jhon Piper[25] afirma que um sermão expositivo, precisa de 30h para seu preparo. Quando as escrituras são colocadas de forma saudável, o crescimento da igreja não será em forma de numero lógica, mas paulatinamente e continua.

Jhon Stott é considerado um grande expositor bíblico, seus livros têm sido considerados um grande marco na erudição teológica. Stott escreveu um livro chamado “O perfil do Pregador”, e descreve o perfil do pregador embasado em cinco figuras neotestamentárias.

A primeira figura neotestamentária que vamos utilizar encontra-se em 1 Coríntios 4.1-2[26]“Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel”.

Paulo nos mostra que o pregador deve ser fiel a palavra de Deus, o ministro autêntico da Palavra de Deus, não expõem a palavra do Senhor conforme o capricho dos membros, mas mantem-se fiel as escrituras sagradas.

Nesta ótica o pregador não inventa nada, mas faz a exposição das escrituras sagradas, o conteúdo da mensagem é a própria palavra de Deus. Fala em nome do Rei, trazendo uma mensagem real para o povo. Sua mensagem e sua autoridade vêm de Deus. Ele proclama a mensagem de Deus, na autoridade de Deus, para o povo de Deus. O pregador tem que se manter fiel ao Rei, passar apenas o que está nas escrituras, sem modifica-la para agradar. É alguém que experimentou em sua vida, o amor de Deus, pois ele anda com Deus. Fala o que viu, ouviu e experimentou. A vida do pregador é seu sermão mais eficaz, somente alguém que anda com Deus e tem uma vida abundante em Jesus, tem autoridade para pregar com poder do evangelho. É um terrível pecado anunciar aos outros algo que o próprio pregador ainda não experimentou. O pregador precisa ter um profundo relacionamento de amor com aqueles para quem prega.

O pregador precisa não apenas pregar, mas exegeta o texto e o povo. Precisa amar ao Senhor e amar o povo de Deus. Somente com um coração de pai, o pregador pode apascentar, com conhecimento, sabedoria e entendimento o rebanho de Deus. Finalmente, o pregador deve ser servo de Deus e servo do povo. O pregador não deve se alimentar da vaidade. Sua liderança é para servir. Sua vocação é semelhante à do seu mestre, que veio para servir, e não para ser servido. O conteúdo do texto emana das escrituras, podemos definir a pregação expositiva, como mais eficaz.

“A pregação é uma parte essencial e uma característica distintiva do cristianismo[27]”. Dargan deixa claro que é saudável conhecer sobre a importância da pregação bíblica, centrada em Cristo, e sua eficácia para dar o crescimento saudável que a igreja necessita.

O método de Deus que levou a igreja crescer durante toda história foi à pregação da Palavra, mas, quando a pregação é desprezada a igreja sofre por não amadurecer. O Movimento de Crescimento de Igrejas influenciou bastante o evangelicalismo das ultimas décadas. A busca por um crescimento numérico levou muitos pastores a abrirem mão dos métodos bíblicos em função dos métodos pragmáticos. A pregação se tornou secundaria como um instrumento para crescimento da igreja. Os sermões bíblicos foram sendo desprezados e tomando seu lugar mensagens fracas, de autoajuda e artificiais sem nenhum compromisso com a supremacia das Escrituras. Sermões cheios de emocionalíssimo, autoajuda, utilizando técnicas psicológicas, oratórias que chamem a atenção para atrair a atenção das pessoas desprezando a interpretação correta das Escrituras são cada vez mais comuns.

Esse movimento ensina métodos pragmáticos de crescimento dando ênfase no crescimento numérico a todo custo em detrimento do crescimento saudável. Esse crescimento a qualquer custo ensinado pelos métodos pragmáticos embora trouxe um crescimento numérico, também produziu uma fé artificial nas pessoas.

A visão pragmática tenta manter os sermões curtos, simples e os tópicos cuidadosamente escolhidos para enfatizar o pessoal em detrimento do doutrinário e o relacional em detrimento do abstrato[28]. Agradando sempre os ouvintes, a pregação permanece superficial, com muitos visitantes, membros e cristãos recebendo apenas uma leve mensagem semanal de evangelismo. Como hoje em dia o importante é o crescimento numérico muitos pastores não estão preocupados com o crescimento saudável da igreja, os amadurecimentos dos membros. Para o crescimento numérico e saudável das igrejas é preciso uma compreensão da pregação bíblica e sua prioridade. A pregação sempre será o instrumento que Deus se utiliza para que a igreja avance.

O método dos apóstolos foi se dedicar a oração e ao ministério da Palavra[29]. A igreja primitiva experimentou um crescimento numérico e saudável. A prioridade da igreja para o crescimento deve ser a pregação. Utilizando da pregação expositiva, a igreja cresce numericamente e saudavelmente. “A pregação expositiva é a mais bíblica e mais eficaz para produzir o crescimento sadio da igreja[30]”. Ela está comprometida com a supremacia das Escrituras arraigada com infabilidade, inerrância e suficiência das Escrituras. A pregação expositiva é um instrumento vital para igreja porque cultiva o compromisso mais profundo dos crentes com a Palavra de Deus.

PERIGOS DA PREGAÇÃO EXPOSITIVA

A pregação expositiva tem alguns perigos, que podem dificultar o emprego desse estilo. A falta de instrução, o tédio pela forma da abordagem repetitiva, a irrelevância e excesso de detalhes[31], o tempo para seu preparo, a forma exegética adotada, dificuldade de encontrar a mensagem principal do texto[32]. Esses erros devem ser evitados para que a exposição fique clara e não cansativa. O perigo da pregação superficial é quando a mensagem é apresentada de forma sintética, Jesus não é evidenciado, o versículo bíblico é negligenciado, a autoridade da palavra é substituída por qualquer coisa, a autoridade de Deus é usurpada[33].

A interpretação errada do versículo, a exegese malfeita, o despreparo, leva o pregador a usar de uma comunicação talentosa, artifícios de oralidade, para prender a atenção do público. Desta forma os sermões, são estão cada vez mais curtos e superficiais. Fortalecem o ego das pessoas e centralizam-se em assuntos completamente insípidos com valorização no ser humano, em uma vida de sucesso, sem problemas emocionais, em uma prosperidade em troca de uma autoridade barganhada.

As pessoas que vivem no ministério de pregação superficial tornam-se dependentes da habilidade e criatividade do orador. Elas entram em uma letargia espiritual, não tem interesse na palavra de Deus, em buscar santidade, em ser discípulo de Jesus, porque os sermões que estão ouvindo não emergem das escrituras. São controladas e manipuladas pelos malabares dos oradores e por músicas, que mexem como emocional.

A pregação expositiva é defendida por muitos expositores bíblicos. Eles são enfáticos em dizer que esse estilo é eficaz. O sermão expositivo deveria ser o mais usado[34]. A proclamação da verdade de Deus e sua voz, estão contidas na bíblia. O sermão expositivo deveria ser mais explorado pelos pregadores nas igrejas, mas, tem sido muito negligenciado. Esse estilo é mais difícil de ser preparado, porém sua eficácia, está ao penetra na alma com mais poder, pois, possui maior conteúdo bíblico[35].

A principal forma que Deus fala com as pessoas é através da Bíblia. Através da Palavra Deus, transforma vidas, desta forma o sermão expositivo transmiti a autoridade divina. A pregação expositiva é um elo entre o passado, o presente e o futuro do pregador e do ouvinte. A exposição da Palavra permite que Deus fale. O sermão expositivo não é um experimento religioso ou uma palestra teológica. Perceba que é a combinação da dinâmica da Palavra eterna e do arauto que acredita inteiramente na sua eficácia. Desta forma podemos afirmar que a Bíblia, é a Palavra de Deus[36].

A pregação expositiva é bíblica e eficaz para o crescimento saudável da igreja, pois busca na própria Escritura sua essência. Porém usada de forma errada, se torna ineficaz no amadurecimento do cristão e na vida da igreja. Deus transforma vida através da pregação expositiva. O pregador que se utiliza dessa forma de pregação será beneficiado espiritualmente ele e sua igreja.

CONSIDERAÇÕES FINAIS.

O texto aqui tratado, traz informações sobre o que é a pregação expositiva, seus benefícios e suas dificuldades. Foi apresentado definições sobre o assunto e quais as ferramentas utilizadas para preparar uma mensagem expositiva.

A pregação expositiva, encontra-se presente em toda a história. Encontramos grandes evidências na bíblia. Ela traz esse estilo de pregação em alguns períodos bíblicos. A história da igreja também demonstra que o estilo preferido de grandes expositores desde os pais da igreja passando pelo os reformadores e chegando ao século XXI.

A pregação expositiva é um instrumento para dar o crescimento saudável as igrejas. Mantem a centralidade da pregação em Cristo, coloca a supremacia da escritura em evidencia, porque Deus opera através dela. Os pastores e pregadores pregão bíblica de forma sequencial. Os membros sempre sabem o que será ministrado na próxima reunião, o pregador ou pastor não se pões em situações constrangedoras, por se tratar de um assunto delicado na igreja, como se o sermão fosse encomendado. Livra os pastores ou pregadores de inventar temas para a pregação de cada domingo. Os temas das mensagens serão dados à medida que o livro segue.

A pregação expositiva é um dos melhores instrumentos para o crescimento sadio, o crescimento qualitativo e quantitativo será corrigido com a pregação expositiva. Existem quatro problemas que assolam as igrejas.

  1. A Influência dos ensinos carismáticos, místicos e pragmáticos. Não utilizar a bíblia contra a própria verdade. Desta forma não buscar somente a experiência, mas sim respaldar na verdade.
  2. Negação da Infabilidade das escrituras. O liberalismo teológico leva ao relativismo ético, isso mata a igreja.
  3. A ortodoxia morta. A palavra de Deus é espírito de vida, não se pode pregar com letras mortas, mas sim letras que tratam do espírito que vivifica.
  4. A superficialidade. O alimento tem que ser sólido e consistente, não pode dar uma água com sal, para os ouvintes. É necessário estudar a bíblia a fundo, investir tempo de estudo nas escrituras e oração, vida de oração.

A pregação expositiva mostra que a igreja tem grandes benefícios cresce espiritualmente, conforme a exposição da palavra de Deus, entra nas vidas. Ela traz um panorama histórico, seu propósito, seus resultados na vida de um pregador.

A pregação expositiva guia a igreja para um crescimento saudável e paulatino, vital para as igrejas e demonstra que o cristão precisa ter um compromisso mais profundo com a palavra de Deus.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

BOICE, James M. O Evangelho da graça: A aventura de restaurar a vitalidade da igreja com as doutrinas bíblicas que abalaram o mundo. São Paulo, SP: Cultura Cristã, 1999.

CHAPELL, Bryan. Pregação Cristocentrica. São Paulo: EDITORA CULTURA CRISTÃ, 2007.

D’AUBIGNÉ, Merle J. H. História da Reforma. São Paulo – SP: Casa Editora Presbiteriana, 1962.

DEVER, Mark. Nove Marcas de uma Igreja Saudável. São José dos Campos – SP, 2007.

HORTON, Michael. Cristianismo Sem Cristo. Cambuci / Sp: Editora Cultura Crustã, 2010.

LAWSON, Steven J. A Arte Expositiva de João Calvino: São José dos Campos / Sp: Editora Fiel, 2007.

LOPES, Hernandes Dias. Pregação Expositiva: Sua Importância para o crescimento da igreja. São Paulo: Editora Hagnos, 2010. 257 p.

OLYOTT, Stuart. PREGAÇÃO PURA E SIMPLES. São José dos Campos / Sp: Editora Fiel, 2002. Conteúdo Doutrinário Cap. 2, p. 49-66.

PIPER, Jhon. A Supremacia de Deus na Pregação. São Paulo: Edições Vida Nova, 2009.

SHEDD, Russell. Russel Shedd fala sobre Pastores que pastoreiam o rebanho formam lideres que servem bem. 2015. 2 posts (51 min 29s) Pregação na Conferência Consciência Cristã. Postado em: 2015 no You Tube por Tonyran Mendes Jr. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bBnOJGvIsLQ. Acesso em: 10 de maio de 2018.

 [1] Tertuliano, A Carne de Cristo, 6.

[2] Agostinho, Epístola 82.3

[3] Agostinho, Sermão 162C.15

[4] Tiago 3.13; 1ª Pedro 3.2-16; 2ª Pedro 3.11

[5] Gálatas 3.28; Colossenses 3.11, Tiago 2.1-10

[6] Hebreus 13.8

[7] James Montgomery Boice

[8]  2 Timóteo 4.1-2

[9]  Hernandes Dias Lopes 2008

[10] Chapel 2002, p.19

[11] The first four hundred years of the church produced many preachers but few true expositors.

 [12] In sharp contrast to his contemporaries, Chrysostom preached verse-by-verse and word-by-word expositions on many books of the Bible. Included were homilies on Genesis, Psalms, Matthew, John, Acts, Romans, 1 and 2 Corinthians, and the other Pauline epistles. He has been called "golden-mouthed" because of his great ability to attract an audience and hold them spellbound throughout a sermon.

[13] João 13.34-35; Colossenses 3.8-9, 12-14; Marcos 12.28-31; 1ª João 4.19-21; Filipenses 2.3

[14] Romanos 13; Efésios 6.1-4; 1ª Pedro 2.13-14, 17; Hebreus 13.17a

[15] Êxodo 20.12; Provérbios 30.17; Êxodo 21.15,17; Levíticos 20.9; Provérbios 4.1-7; Levíticos 19.32

[16] Romanos 6.1-11; 2ª Coríntios 5.11; Genesis 1.26-27; Genesis 3

[17] Breve Catecismo de Westminster

[18] Mark E. Dever

[19] Hernandes Dias Lopes

[20] João Calvino - Tratado da Religião Cristã

[21] Romanos 8.29; 1ª Coríntios 15.49; 2ª Coríntios 3.18; Efésios 4.22-24; Colossenses 3.8-10; Romanos 12.1-13; Gálatas 5.16-26; Efésios 4.17-5; Colossenses 3.1-17; 1Tessalonicensses 4.1-12; 1ª Timóteo 2.8-3:13

[22] João 1.12; 3.16; Levíticos 11.44-45; Mateus 5.48; 1 Pedro 1.13-16

[23] Salmo 24.3; 51.10; 1ª João 3.3; 1ª Coríntios 10.31; Filipenses 4.8

[24] Eby 2001, p.133-134

[25] Supremacia de Deus na pregação, 2004

[26] Bíblia de Estudo de Genebra -  Segunda Edição Revisada e Ampliada

[27] Dargan 1905, p.12, vol 1

[28] Hernandes Dias Lopes 2008, p.216

[29] Atos 6. 4

[30] Hernandes Dias Lopes 2008, p.13

[31] Hernandes Dias Lopes 2008, p.151

[32] Braga (2005, p.75)

[33] John MacArthur 1969

[34] Broadus 2009, p.65

[35] Marinho 2008, p.202

[36] Lachler 1990, p.34-35

 

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